quinta-feira, 30 de agosto de 2012

UMA PEDAGOGIA AMBIENTAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PAROQUIAL SÃO RAIMUNDO NONATO



No mundo em que vivem adultos e crianças constitui-se de vários fenômenos sociais e naturais, onde principalmente as crianças se mostram observadoras e curiosas. Desde pequenas com o convívio junto a natureza e o meio social em que vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, sempre indagando e procurando respostas ás suas perguntas. Como são agentes integrantes de grupos sociais, vivenciam experiências de diversos aspectos que acontecem na vida cotidiana, começando assim a construir conhecimentos referentes ao mundo que estão envoltos.

            Os temas pertinentes ao mundo natural são denominados Natureza. O intuito de uma abordagem prática de uma Pedagogia Ambiental é que ela possa ocorrer de forma integrada com a didática em sala de aula, para que não seja elaborada somente em temas transversais.
Nas últimas décadas, temos presenciado um significativo crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse pela preservação ambiental, sabendo-se que a educação ambiental veio com a intenção de alargar a utilização sustentável dos recursos na qual nos é disponibilizados. A mesma é um componente essencial e de extrema importância na educação nacional em todos os níveis de ensino, mas o que se observa de maneira criteriosa é o fato de existir uma grande distância na compreensão de tal lei e a falta de formação complementar dos professores no que diz respeito á dimensão ambiental deixando uma lacuna visível e comprometedora, pois sabe-se que um ser consciente quanto ás questões ambientais acrescenta de forma enriquecedora ao meio em que vive melhorias em vários aspectos, gerando mudanças significativas.
Diante disso, de que forma os docentes da Escola Paroquial São Raimundo Nonato do Município de Campestre do Maranhão preparam os discentes para um futuro consciente e preocupado com a preservação do meio ambiente?
A preparação dos discentes quanto aos ensinamentos de educação ambiental, sendo este um componente essencial, seria facilmente consolidada por meio de práticas de novos valores e atitudes, da construção de pensamentos amplos, sensibilização sobre os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade, aquisição de valores e desenvolvimento de simples práticas educativas, contribuindo então para um futuro consciente e responsável.

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