No mundo em que
vivem adultos e crianças constitui-se de vários fenômenos sociais e naturais,
onde principalmente as crianças se mostram observadoras e curiosas. Desde
pequenas com o convívio junto a natureza e o meio social em que vivem, as
crianças aprendem sobre o mundo, sempre indagando e procurando respostas ás
suas perguntas. Como são agentes integrantes de grupos sociais, vivenciam
experiências de diversos aspectos que acontecem na vida cotidiana, começando
assim a construir conhecimentos referentes ao mundo que estão envoltos.
Os temas pertinentes ao mundo natural são denominados
Natureza. O intuito de uma abordagem prática de uma Pedagogia Ambiental é que
ela possa ocorrer de forma integrada com a didática em sala de aula, para que
não seja elaborada somente em temas transversais.
Nas últimas décadas, temos presenciado um
significativo crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse pela
preservação ambiental, sabendo-se que a educação ambiental veio com a intenção
de alargar a utilização sustentável dos recursos na qual nos é disponibilizados.
A mesma é um componente essencial e de extrema importância na educação nacional
em todos os níveis de ensino, mas o que se observa de maneira criteriosa é o
fato de existir uma grande distância na compreensão de tal lei e a falta de
formação complementar dos professores no que diz respeito á dimensão ambiental
deixando uma lacuna visível e comprometedora, pois sabe-se que um ser consciente
quanto ás questões ambientais acrescenta de forma enriquecedora ao meio em que
vive melhorias em vários aspectos, gerando mudanças significativas.
Diante disso, de que forma os docentes da Escola
Paroquial São Raimundo Nonato do Município de Campestre do Maranhão preparam os
discentes para um futuro consciente e preocupado com a preservação do meio
ambiente?
A preparação
dos discentes quanto aos ensinamentos de educação ambiental, sendo este um
componente essencial, seria facilmente consolidada por meio de práticas de
novos valores e atitudes, da construção de pensamentos amplos, sensibilização
sobre os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade, aquisição
de valores e desenvolvimento de simples práticas educativas, contribuindo então
para um futuro consciente e responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário